quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Equilibrio Quimico: aplicaçao de "Le chatelier no dia a dia"

Equilíbrio químico.





Conceito: é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.


Henri Louis Le Chatelier.










Químico-físico francês nascido em Paris a 8 de Outubro de 1850 e falecido a 17 de Setembro de 1936 em Miribel-les-Eschelles, Isère, França.


Em 1884 Le Châtelier enunciou a Lei do Equilíbrio Móvel, também conhecida como Princípio de Le Châtelier, que afirma que "quando um sistema em equilíbrio é perturbado, por variação de concentração, de pressão total, ou de temperatura, a alteração que nele se opera é de molde a reduzir o efeito imediato daquela perturbação. Com base neste princípio uma indústria pode, por exemplo, prever, com antecedência, a quantidade de uma substância que deseja produzir. Le Châtelier inventou também o pirómetro óptico, um instrumento que mede a temperatura por observação da cor dos corpos. Este instrumento é muito usado em cerâmica, metalurgia e noutros campos para medir a temperatura de fornos.

Lei Chatelier no dia a dia :


refrigerante : Dentro de uma garrafa de refrigerante, ocorre várias reações, mas um destaque pode ser dado para o ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em H2O e CO2 .
H2CO3(aq) H2O + CO2(g)
Esta é a reação de decomposição do ácido carbônico, sendo que ela está em equilíbrio químico, pois a medida que ocorre a decomposição, também ocorre a formação de ácido carbônico, sendo assim pode se dizer que esta é uma reação que representa um estado de equilíbrio, que sofre influência pelo aumento de temperatura, pela pressão e também pela concentração.
Quando abrimos uma garrafa de refrigerante, ocorre uma diminuição da pressão no interior do sistema (garrafa de refrigerante), ocorrendo um deslocamento do equilíbrio para o lado de maior número de mols gasosos, ou seja, o lado dos produtos. Isto é mostrado pelo princípio de Le Chatelier. O estado de equilíbrio também pode ser deslocado pelo aumento da temperatura, ou seja, caso coloquemos um pouco de refrigerante para aquecer em um recipiente adequado, ocorrerá a liberação de gases (esta reação é endotérmica), assim como no caso em que abrimos a garrafa de refrigerante, ou seja, o gás liberado é o gás carbônico, CO2,, Neste exemplo, nas duas situações, estaremos provocando um deslocamento de equilíbrio químico, o que provocará no refrigerante uma modificação no seu gosto. Isto você já deve ter percebido, quando um resto de refrigerante fica muito tempo dentro da geladeira, ele fica com um gosto diferente, isto ocorre devido ao fato de ter ocorrido perda de CO2, logo, perda de H2CO3.


Óculos: Óculos fotocromáticos são aqueles óculos que possuem lentes que mudam de cor, conforme a intensidade luminosa, ou seja, quando uma pessoa que usa este tipo de óculos está dentro de uma residência, as lentes são praticamente incolores, mas quando esta pessoa sai para fora da residência, ficando exposta à luz, as lentes tendem a ficar com uma coloração escura. Isso é devido à uma reação química que ocorre nos óculos, você sabia?
A reação que ocorre nas lentes dos óculos é a seguinte:
AgCl + Energia Ag + Cl

O cloreto de prata (AgCl), quando na lente, dá uma aparência clara para a mesma, já a prata metálica (Ag), quando é formada na lente dá uma aparência escura à lente. Esta reação é um caso em que se aumentar a energia, no caso a claridade, na lente o equilíbrio deslocará para o lado da formação do Ag elementar que é escuro (na lente). Quando se diminui a intensidade luminosa na lente ocorre o favorecimento da reação inversa, ou seja, a diminuição da sensação escura.
Este exemplo é abrangido pelo princípio de Le Chatelier, que diz: "Quando um sistema está em equilíbrio e sofre alguma perturbação, seja ela por variação de pressão, de concentração de algum dos reagentes ou dos produtos, ou pela variação da temperatura, o sistema tenderá a retornar o estado de equilíbrio, a partir da diminuição do efeito provocado pela perturbação."
Este princípio pode ser enunciado de uma maneira mais simplificada, quando se aplica uma perturbação a um sistema em equilíbrio, o sistema tende a provocar um reajuste para diminuir as influências da perturbação.

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Gostei do material, apesar de já ter sido bastante usado em outros blogs. Parabéns pela participação de vocês.