terça-feira, 1 de abril de 2008

Aquecimento Global

O aquecimento global , é o aumento da temperatura media da superficie da terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Um dos motivos desse fenomeno climatico é o aumento de poluentes antropogênicos na atmosfera, que é provacado por nos "os homens" que causa o agravamento do efeito estufa tais como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de azoto e os cfcs..

Um dos seus efeitos são , algumas mudanças ambientas como o aumento do nivel do mar , que está aumentando em 0.01 a 0.02 metros por década e em alguns países no oceano Pacífico , mudanças climaticas ,que o clima esta mais quente,e a evaporação aumenta. Isto provoca grandes aguaceiros e mais erosãoe outro efeito é a possibilidades de extinçao etc. Mas o aquecimento global pode trazer efeitos possitivos , pois se aumentarmos de temperatura e concentraçoes de co2 podem melhorar a provitividade do nosso ecositema.





O aquecimento global no Brasil

É um dos paises mas prejudicados com o fenomeno do aquecimento global , pois o meu ambiente do brasil ja é degradado com o desmatamento e erosão , assim o os reservatorios de agua irão diminuir aumentando as áreas desertas , o nivel do mar irá subir "oceanos subirem até 4,9 metros, assim cobrindo varias areas do Brasil. E o surgimento de furacoes , que praticamente nao existe aqui no brasil.

Para combater o aquecimento global , alguns projetos ganham premios .

Cinco projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta em resposta aos desafio do aquecimento global foram premiados energy globe awards .

Os premios foram na categoria :Terra , agua ,ar,fogo e juventude.

O primeiro lugar na categoria Terra foi oferecido a uma iniciativa queniana que utiliza a energia solar para secar alimentos. Entre as frutas e verduras produzidas no país, cerca de 35% são perdidas a cada ano, devido à falta de mecanismos para sua adequada conservação.
Na categoria Água, o prêmio foi para um projeto americano de sistema de tratamento eficiente para recursos hídricos. O método utiliza um filtro especial de plástico reciclado que permite obter água potável a partir de águas residuais.
Para o prêmio na categoria Ar, a escolhida foi uma iniciativa para a criação, no Vietnã, de pequenas centrais de biogás que ajudarão a reduzir as emissões anuais de CO2.
O prêmio da categoria Fogo foi entregue a um projeto para a construção de 16 mil casas com painéis solares na Índia. O processo conta com o apoio da Dinamarca e levaria quatro anos para ser concluído.
Por último, o projeto vencedor na categoria Juventude foi um novo modelo de casa na África do Sul. Graças à energia solar, seu interior mantém uma temperatura estável de 20 ºC independentemente do clima externo, através de um sistema natural de ar-condicionado.




- publicado na folha online.





FONTE: www.brasilescola.com



Devemos evitar o aquecimento global





Pois ele é coisa seria .

Um comentário:

Chiensetchats disse...

Mayara e João, parabéns pelo blog! Apesar do texto não ter muito da autoria de vocês. Parabéns!