terça-feira, 1 de abril de 2008

Gases


Teoria cinetica dos gases .


* Caracteristica de uma substancia no estado gasoso - Não tem forma e nem volume próprios. Um gás tem a forma do recipiente onde está contido e ocupa todo o espaço limitado pelas paredes do recipiente. O volume de um gás é o volume do recipiente onde está contido.


* Modelo do estado gasoso - Um gás é constituído por moléculas isoladas, separadas umas das outras por grandes espaços vazios em relação ao seu tamanho e em contínuo movimento de translação, rotação e vibração.


Gás ideal .


* É um modelo teorico. É um gás que obedece às equações p·V/T = k e p·V = n·R·T, com exatidão matemática.Na prática, temos gases reais. Um gás real tende para o gás ideal quando a pressão tende a zero e a temperatura se eleva.


Lei de Boyle


* A temperatura constante, o volume ocupado por uma quantidade fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão.
P·V = k = constante


Lei de Charles e Gay-Lussac


* A volume constante, a pressão de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius.
A pressão constante, o volume de uma massa fixa de um gás varia linearmente com a temperatura do gás em graus Celsius.
Com a introdução da escala absoluta, as leis de Charles e Gay-Lussac foram assim enunciadas:
A volume constante, a pressão de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.
A pressão constante, o volume de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.


Equaçao geral dos gases perfeitos


* p.v/t=k ou p1.p2/t1 = p2.v2/t2


Volume molar de um gás


* Volume molar é o volume de um mol de substância.O volume molar de um gás é constante para todos os gases a uma mesma pressão e temperatura.
Nas CNTP, o volume molar é igual a 22,4 L/mol.


Densidade de um gás


* Densidade de um gás nas CNTP: d cntp = M/22.4 g/L


* Densidade de um gás a uma pressão p e temperatura T: d = p.m/r.t


* Densidade de um gás A em relação a um gás B: d A,B = Ma/Mb


*Densidade de um gás A em relação ao ar: dA,ar=Ma/Mar=Ma/28,8



Fonte : www.brasilescola.com


1 aula do "professor Calado "




Achamos a 1 aula do Calado muita resenha, e muito boa tbm .AMAMOS suas piadas sem graças, são tão sem graças que dar muita vontade de rir. kkkkkkkkkkkkk
São as piores do MUNDO .
Mas anima tanto a sala , então graças á Deus que ela existe , a graças á Deus nao ao CALADO kkkkkkkk.
Mas o Calado é super gente boa, ele explica muito bem , vamos nos esforçar muito para tirar notas boas na sua materia . :}

Esse ai é o tal famoso professor de quimica o maior contador de piadas o CALADO !


Amamos suas aulas .

MEMORIAL

Mayara P. Barros

Tenho 16 anos, estudo no pontual - farol desde o ano passado e confesso que amo estudar la ,meus amigos e professores sao otimos.
Moro com meus pais e meu irmao que é mas novo do que eu.
Os amores da minha vida são minha familia , meus amigos, e uma pessoinha que nao posso revelar o nome .
Adorei o professor calado ele encina muito bem , mas a verdade é que nao sou muito afim de quimica não , mas to tentando mim dar bem , nada como um esforcinho basico , pq sei que quimica vai ser encencial
para o meu futuro .
O que eu mas gosto é de dançar , principalmente se for forro, e amo as festa que tem em um interior onde meus avós moram "cha preta" ,que cidadisinha que tenho uma consideraçao enorme.
Sou muito alegre e meia palhacinha tambem , gosto de ver todos alegres , por isso sou muito facil de fazer amizades , mas logico que tem horas de brincadeiras e outras horas que temos que ser seria .
Quando nao tenho nada pra fazer , eu fico na internet , estudo etc..
Presciso estudar mas um pouquinho do que estudo , pois quero fazer medicina que é um curso muito concorrido e que merece um pouco mas de esforço para que voce passe . A base da VIDA é os estudos .
Beijos :*



João Paulo




Tenho 16 ano , estudo no pontual desde o 1 ano e adoro estudar lá . Agora estou fazendo o 2 "B" e pretendo terminar meu encino medio no pontual pois adoro o encino e minhas amizades .
Moro em Murici desde que nasci , com meus pais e uma irmã que por sinal é meu amor , enfim sou um caro que conservo muito minha familia e as minhas amizades verdadeiras.
Pretendo fazer direito no futuro , pq é a unica profissao que eu sei que dar certo pra mim .
No estudo gosto mas de historia , geografia "essas materias decorativas" do que calculo , apesar que quimica e fisica e matematica eu não gostar , quero aprende-las .
Esse é um pouquinho da minha vida . Bjoss

Aquecimento Global

O aquecimento global , é o aumento da temperatura media da superficie da terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Um dos motivos desse fenomeno climatico é o aumento de poluentes antropogênicos na atmosfera, que é provacado por nos "os homens" que causa o agravamento do efeito estufa tais como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de azoto e os cfcs..

Um dos seus efeitos são , algumas mudanças ambientas como o aumento do nivel do mar , que está aumentando em 0.01 a 0.02 metros por década e em alguns países no oceano Pacífico , mudanças climaticas ,que o clima esta mais quente,e a evaporação aumenta. Isto provoca grandes aguaceiros e mais erosãoe outro efeito é a possibilidades de extinçao etc. Mas o aquecimento global pode trazer efeitos possitivos , pois se aumentarmos de temperatura e concentraçoes de co2 podem melhorar a provitividade do nosso ecositema.





O aquecimento global no Brasil

É um dos paises mas prejudicados com o fenomeno do aquecimento global , pois o meu ambiente do brasil ja é degradado com o desmatamento e erosão , assim o os reservatorios de agua irão diminuir aumentando as áreas desertas , o nivel do mar irá subir "oceanos subirem até 4,9 metros, assim cobrindo varias areas do Brasil. E o surgimento de furacoes , que praticamente nao existe aqui no brasil.

Para combater o aquecimento global , alguns projetos ganham premios .

Cinco projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta em resposta aos desafio do aquecimento global foram premiados energy globe awards .

Os premios foram na categoria :Terra , agua ,ar,fogo e juventude.

O primeiro lugar na categoria Terra foi oferecido a uma iniciativa queniana que utiliza a energia solar para secar alimentos. Entre as frutas e verduras produzidas no país, cerca de 35% são perdidas a cada ano, devido à falta de mecanismos para sua adequada conservação.
Na categoria Água, o prêmio foi para um projeto americano de sistema de tratamento eficiente para recursos hídricos. O método utiliza um filtro especial de plástico reciclado que permite obter água potável a partir de águas residuais.
Para o prêmio na categoria Ar, a escolhida foi uma iniciativa para a criação, no Vietnã, de pequenas centrais de biogás que ajudarão a reduzir as emissões anuais de CO2.
O prêmio da categoria Fogo foi entregue a um projeto para a construção de 16 mil casas com painéis solares na Índia. O processo conta com o apoio da Dinamarca e levaria quatro anos para ser concluído.
Por último, o projeto vencedor na categoria Juventude foi um novo modelo de casa na África do Sul. Graças à energia solar, seu interior mantém uma temperatura estável de 20 ºC independentemente do clima externo, através de um sistema natural de ar-condicionado.




- publicado na folha online.





FONTE: www.brasilescola.com



Devemos evitar o aquecimento global





Pois ele é coisa seria .