quinta-feira, 12 de junho de 2008

Calorias , alimentos e saúde .





As pessoas normalmente relacionam dieta a sacrifício acreditando erroneamente que a reeducação alimentar proibirá para sempre o consumo de doces, carnes vermelhas e dos famosos " fast foods". Embora uma boa alimentação possa impor certas limitações, não há proibições absolutas. De fato, a parte mais importante de uma boa dieta é não excluir completamente qualquer alimento.



O segredo de uma boa dieta é estabelecido por 3 fatores: horários, quantidade e qualidade.




Nosso corpo é inteligente. Não adianta pular refeições para perder peso. Depois de muito tempo sem comer, o organismo interpreta essa situação como jejum e o metabolismo passa, então, a funcionar mais lentamente. Na refeição seguinte, tenderá a acumular mais gordura. O ideal é não ficar sem comer por mais de 4 a 5 horas, distribuindo as refeições entre café, lanche, almoço, lanche e jantar.



A quantidade de calorias ingerida deve ser calculada de acordo com a pessoa, levando-se em conta o sexo, o gasto calórico normal e a prática ou não de exercícios físicos. O ganho de energia vem da quantidade de alimentos (calorias) que ingerimos. Esse consumo deve atender as necessidades energéticas basais do corpo (metabolismo basal).



O metabolismo basal (mb) é a quantidade de calorias ou energia, durante o repouso, que o corpo necessita fazer funcionar todos os órgãos como, por exemplo, o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc.



Como saber qual é o seu metabolismo basal?
- cálculo para homens: MB = 1,3 x {66,4[(13,7 x peso(kg)) + ( 5 x altura(cm)) - (6,7x idade(anos))]}
- cálculo para mulheres: MB = 1,3 x {655 + [(9,5 x peso(kg)) + (1,8 + altura(cm)) - (4,6 x idade(anos))]}



Exemplo: uma mulher de 30 anos, pesando 60kg e com altura de 1,60cm terá um MB de: 1787,5 calorias/dia. Lembrete: caso pratique atividade física regular, substituir a multiplicação inicial de 1,3 por 1,5.



Quanto à qualidade, cerca de 50% a 60% das calorias totais do dia devem ser provenientes de carboidratos, que podem ser complexos (amidos) ou simples (açúcar, frutose). Deve-se se dar preferência ao consumo de arroz massa e pão integrais, além de frutas e verduras, ricos em fibras (são necessários por volta de 30g de fibras por dia).


De 15 a 25% da dieta deve ser composta de proteínas e até 30% de gordura.





Fonte: Prof. Dr. Filippo Pedrinola - Doutor em Endocrinologia pela FMUSP e membro da sociedade brasileira de metabologia e endocrinologia SBEM.






Algumas dicas para "evitar" calorias .







A maior parte das pessoas que procura informação sobre alimentação tem em mente aquela imagem idealizada do corpo das modelos que todas querem ter mas que é muito difícil de conseguir. Para aquelas e aqueles que pretendem perder algumas calorias para obter o corpo ideal, aqui vão algumas dicas de alimentos que devemos trocar por mais saudáveis e com a mesma dose de prazer!





2 croissants (360 kcal) ----- 2 pães




integrais (241 kcal)




100g de natas gordas (449 kcal) -----




100g de natas frescas meio gordas (166 kcal)




100 g de amendoins tostados (602 kcal) -----




100g de castanhas assadas (170 kcal)




100g de tarte de fruta mista (297 kcal) -----




100g de morangos naturais (27 kcal)




1 caneca de chocolate quente (234 kcal) -----




1 chávena de chá de ervas (vestígios)




sanduíche de presunto, queijo e tomate (536 kcal) -----




sanduíche de carne de vaca,




tomate e mostarda (315 kcal)




1 posta de bacalhau panada (298 Kcal) -----




1 posta de bacalhau grelhada (142 kcal)




100g de iogurte gordo em fruta (126 kcal) -----




100g de iogurte natural e 15g de fruta fresca (54 kcal)




70g de gelado (114 kcal) ----- 70g de sorvete de fruta (56 kacl)




100g de batatas fritas em muito óleo (239 Kcal) -----




100g de batatas fritas no forno (162 kcal)




100g de sopa de tomate cremosa (55 Kcal) -----




100g de sopa de frango e massa chinesa (20 Kcal)




15g de maionesa gorda (104) -----15g de iogurte magro natural (8,4)







Curiosidade : Obesidade .







O que é a obesidade ?



Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da saúde definem "acima do peso", ou sobrepeso, como o excesso de peso corporal que inclui músculos, ossos, gordura e água. Obesidade especificamente refere-se ao excesso de quantidade de gordura corporal. Alguma pessoas, como fisiculturistas e outros atletas com muitos músculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.



Quais sao as causas da obesidade ?


Em termos científicos, a obesidade acontece quando uma pessoa consome mais calorias do que queima. As causas para o desequilíbrio entre calorias ingeridas e queimadas podem variar de pessoa para pessoa. Fatores genéticos, ambientais e psicológicos, entre outros, podem causar a obesidade.



Fonte : www.abcdasaude.com.br


Um comentário:

Callado67 disse...

Gostei da participação de vocês!!! Parabéns!!!